01/10/2025

Só por hoje quero estar atento ao conteúdo das minhas palavras. Quero que elas tenham bom conteúdo e força na sua expressão. Quero melhorar o tipo de comunicação com as pessoas. Tentarei falar somente se as palavras forem melhores que a escuta. Sei que todas as palavras ou têm um poder de construção de vida ou reforçam o dinamismo da não vida. Quero transmitir luz e paz em todas as frases que saírem da minha boca. “Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão” (Teresa de Calcutá).

Ver Mais
30/09/2025

Só por hoje quero colocar em movimento duas asas para levantar voo. Quero pensar em duas realidades que costumam andar de mãos dadas. Quero refletir sobre essas realidades e tirar proveito. “O perigo e o prazer andam de mãos dadas” (Provérbio escocês); “O amor e a verdade estão unidos entre si, como as fazes de uma moeda. É impossível separá-los. São as forças mais abstratas e mais poderosas deste mundo” (Mahatma Gandhi).

Ver Mais
29/09/2025

Só por hoje quero me exercitar para o silêncio interno e para a escuta. Quero aprender a escutar o que as pessoas, de fato, querem falar e comunicar e não apenas o que eu desejo ouvir. E que meu ouvido tenha sensibilidade, tato e coração. “O homem precisa ouvir mais do que ver ... Ninguém ouve ninguém. O que nós chamamos de diálogo é, na maioria dos casos, um monólogo cuja resposta é outro monólogo. Por isso, a nossa vida é a busca desesperada de um ouvinte” (Nelson Rodrigues).

Ver Mais
28/09/2025

28/09/2025 Só por hoje quero deixar a seiva da poesia circular e fertilizar o imaginário, o novo e a criatividade. Quero dar o tempo necessário às lágrimas, mas sem com isso implorar pena. Quero enxugar as lágrimas no tempo certo. Quero ser profundamente humano, sensível e em comunhão com tantos que choram, abraçam e amam. “Se choras porque não consegues ver o sol, as tuas lágrimas impedir-te-ão de ver as estrelas” (Tagore); “A distância impede que eu te veja, mas não impede que eu te ame” (Luiz Carlos Ijalbert). Não quero, jamais, dar férias à capacidade impressionante e surpreendente do amar.

Ver Mais
27/09/2025

Só por hoje quero estar atento aos pequenos detalhes. Quero pensar sobre os motivos que me fazem tropeçar ou cair. Acima de tudo, quero pensar nos detalhes que podem fazer a diferença na forma de me erguer e seguir. Vou valorizar pequenos gestos que podem significar muito, tomar pequenas decisões que podem ter grandes consequências. Engrandecer iniciativas que podem representar muito. “Tropeamos sempre nas pedras pequenas, as grandes logo enxergamos” (provérbio japonês).

Ver Mais
26/09/2025

Só por hoje quero priorizar e realizar o que é mais importante. Quero ir atrás dos meus sonhos mais instigantes e realizar objetivos capazes de dar sabor e cor ao viver. Não quero temer nada. Quero seguir firme, forte e persistente naquilo que acredito ser o melhor. “O mundo inteiro se abre quando vê passar um homem que sabe aonde vai” (Antoine de Saint-Exupéry).

Ver Mais